terça-feira, 17 de julho de 2012

Árvore forte e grande da animação russa

NESSE próximo semestre vou desenvolver um projeto de animação que é inspirado, entre outras milhões de coisas, em animações russas. a Rússia tem uma mega escola de animação antiga pra carái, que me deixa com lágrimas nos olhos amigos. conheço poucos e bons, mas são poucos e bons! eles usam uma mesa de vidro e, ora usam pinturas montadas, como bonecos de papel, ora pintam em cima de um vidro nessa mesa d´luz. é lindo e MUITO trabalhoso. e a música, como bem disse o brow chacur, é do caralho também. por isso, agora revelo a razão pela qual o blog leva esse misterioso título, que a elite dos meus leitores seletos poderá estar procurando aí no googletranslator, site utilizado para o fim contrário, se que vcs não me entendem. mas voltando à vacafria: os russos tem muitos talento e poesia.

Yuri Norshtein, ou Youri Norstein
"heron and crane",
o primeiro que eu conheci


bashô!!!

                                     bashô!!!!!!!

outro. "tale of tales" - parte 1
esse tem continuação, que fica na conta dos interessados procurar.

agora Aleksandr Petrov:

 já é outra pegada. um pouco brega no começo, eu arrisco dizer. mas tem planos incríveis, tipo pinturas acabadas, se movendo: essa é a coisa. é uma pintura se movendo, falando, vibrando. o plano do véio na rede, acordando do sonho com os leões, !!!!, é lindo. foi legal e chato ver esse video pq eu estava lendo o livro e acabei descobrindo o final. mas td bem.

Tem alguns videos no youtube que mostram os brows fazendo o rolê todo no studio - incrusive o site do Yuri Norshtein é esse aqui: http://norshteyn.ru/eng/index.php, que é muito bom, tem tudo, vê aí! - tipo isso:

esse é do Aleksandr Petrov




akram khan, sidi larbi cherkaoui, antony gormley, romã

ENCONTREI esses dias vagando na maré de veludo da internet um artigo sobre o artista antony gormley. essa maré me pegou, na real, pq eu queria pelamor de deus saber porq raios o facebuk tava dando 404, e fui na folha.com e vi o anuncio na parte de artes sobre esse escultor inglês doido, que tava expondo pelo último dia, dia 15, cujo dia eu estava vivendo naquele dia, no ccbb. então procurei o nome dele no google e vi que dentre os resultados tinha um video. por curiosidade e força inevitável do destino era um video-dança, parceria do escultor com um coreógrafo descolado chamado sidi larbi cherkaoui. mas era interessante, posso dizer. dança + artes marciais + minimalismo ou seilá. mas, pode crer. "sutra"





monges shaolin brows. aí eu fiquei interessado e entrei na maré aveludada do youtube! e, pois então encontro outro cenógrafo brisa, chamado Akram Khan. esse merece letras maíúsculas, pq o brow é bão. se o sidi larbi mistura dança e artes marciais, que é um negócio bem loco, o segundo tem influências do kathak, da dança indiana. e os dois trabalharam juntos em vários projetos, que ficaram tbm bem interessantes. os dois levaram essas influências pra essa trabalho "zero degrees". 




a parte que eu mais gosto é a que eles meio que lutam é bem bonito e me lembra muito as cenas de luta de filmes marciais, que não ficam atrás nas questões relativas à beleza de uma dança. fica bem evidente isso em alguns filmes finesse tipo "herói", ou "drunken master" - um dos primeiros filmes do jackie chan, esse que fazia parte do balé de pequim, me disseram. Eu gosto de pensar que ele de fato é um dançarino, assim como todos os lutadores de algumas artes marciais. porra, kempô é uma dança!taichi dispensa comentários.  tem uma cena desse firme (drunken master), aliás, que é uma dança cômica maravilhosa. começa aos 6 min desse video. mas digo-vos, vejam inteiro, pois tem tudo no you tube (por sorte!), e é um filme realmente divertido e bonito. 



Nessa onda da dança misturada a outras linguagens pensei em juntar um grupo de fazedores de diversas áreas, músicos, designers, plásticos, dançarinos, cineastas, lutadores, iogues, massagistas etc e fazer experiências periódicas em construir experiências que ensinem tudo a todos do grupo e possam levar todos ao êxtase da arte. no futuro, ou agora já, faremos!